Image
Especialidades

Mapa 24hs

Para um diagnóstico preciso de como a Pressão Arterial (PA) se comporta em cada indivíduo e quais os riscos de sua variação é recomendada a aplicação do exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecido pela sigla Mapa.

A medição isolada da pressão arterial de um paciente revela um pouco sobre o seu estado atual, mas é um dado muito vago para determinar se ele sofre de alguma doença crônica como hipertensão arterial.

Existe uma série de fatores, principalmente emocionais, que podem contribuir para que o paciente esteja com a pressão arterial (PA) alta, inclusive o nervosismo com a presença do profissional de saúde ou estresse.

O exame Mapa de pressão arterial pode ser aplicado por um enfermeiro ou técnico em enfermagem treinado para isso e o laudo deve ser emitido por um profissional da medicina com conhecimento técnico sobre o método. A Portal Telemedicina, por exemplo, tem médicos cardiologistas especialistas em laudo de Mapa, que emitem laudo para este exame à distância em até um dia.

Confira a seguir quais as recomendações para aplicação deste exame, em que casos é indicado, a que fatores o médico deve estar atento na hora de realizar laudos e de que forma a telemedicina tem contribuído com a qualificação e otimização deste procedimento.

Em que casos o exame Mapa é indicado?
Existem diferentes situações que podem levar o médico a solicitar o exame MAPA, as mais eventuais são para o diagnóstico de algum tipo de hipertensão ou para monitorar se o tratamento ou remédio indicado estão garantindo o efeito esperado.

No caso de busca por um diagnóstico, o profissional fará a solicitação quando tiver algum tipo de suspeita, geralmente com base em alterações constatadas no paciente, que já pode ter registrado pressão arterial acima ou abaixo do recomendado, ou a partir de uma lesão em um órgão-alvo da pressão arterial alta.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as principais indicações para o exame são:

Suspeita de hipertensão do jaleco branco (quando a pressão arterial do paciente sobe quando ele está diante de profissionais da área da saúde);
Hipertensão resistente;
Suspeita de hipertensão mascarada;
Avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo;
Suspeita de hipertensão durante o sono;
Avaliação do descenso da pressão arterial durante o sono;
Hipertensão na gestação;
Avaliação de sintomas;
Identificação de possíveis picos de pressão;
Identificação de possíveis episódios de hipotensão;
Avaliação de episódios de síncope e lipotímia;
Avaliação de hipertensos limítrofes;
Avaliação de neuropatia autonômica;
Avaliação da pressão arterial em idosos;
Identificação de possíveis episódios de hipotensão postural.