Image
Especialidades

Holter ECG 24hs Digital

O Holter é um tipo de eletrocardiograma só que de longa duração. Usado para diagnosticar especialmente arritmias cardíacas, uma vez que registra os batimentos cardíacos em um longo intervalo de tempo.

Para realização do exame de Holter é utilizado um equipamento portátil, que fica acoplado ao corpo do paciente por 24 horas. Este aparelho irá medir a atividade elétrica do coração do paciente, e deverá identificar possíveis alterações como palpitações, desmaios, dentre outros distúrbios.

Ele pode também identificar alterações nos batimentos cardíacos, comportamento do coração em síncopes, presença de isquemia cardíaca e o estado geral do sistema condutor cardíaco.

Ao final das 24 horas, o aparelho é retirado do paciente e encaminhado ao médico cardiologista, que fará a avaliação da atividade registrada.

Quando o exame holter é indicado?
O exame é recomendado quando há queixa de tontura, palpitação e falta de ar. Trata-se de uma prática muito útil no diagnóstico de isquemias silenciosas, comuns em pacientes diabéticos, por exemplo.

Além disso, a sua realização é indicada em casos mais específicos, tais como:

>> pacientes já diagnosticados com alguma arritmia cardíaca, para acompanhamento e avaliação da eficácia da medicação antiarrítmica;
>> pessoas que apresentam palpitações ou perdas de consciência;
>> monitoração cardíaca após infarto do miocárdio;
>> monitoração cardíaca após cirurgias cardíacas;
>> portadores de marcapasso.

Não há nenhuma contraindicação para a realização do exame, visto que ele não tem nenhum risco associado. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade aos adesivos dos eletrodos, sendo recomendada a não exposição ao sol por 3 a 5 dias.